sábado, 7 de novembro de 2015

Técnicos da VI Ursap promoveram reunião sobre a Campanha de Vacinação Antirrábica 2015

O MUNICÍPIO DE PARANÁ FOI REPRESENTADO PELO COORDENADOR DE ENDEMIAS AGUINALDO QUEIROZ


Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 06 de novembro, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública, com sede em Pau dos Ferros, uma reunião com os supervisores, coordenadores, vacinadores e agentes de endemias dos 37 municípios da região, no intuito de discutir estratégias da campanha de vacinação antirrábica 2015.

O evento foi conduzido pelos técnicos da VI Ursap, Maria de Fátima Leite, coordenadora de Endemias, e Paulo Bernardino, responsável pela Vigilância Epidemiológica, que chamaram a atenção do público presente sobre a importância do engajamento à campanha para atingir a meta de cobertura vacinal que, este ano, é de 90%.

O período de vacinação dos cães e gatos está compreendido entre os dias 16 de novembro a 15 de janeiro do próximo ano, sendo que o “Dia D” está marcado para 28 vindouro, um sábado. Deverão tomar a vacina, cães e gatos a partir de dois meses de vida.
 

A Campanha tem por objetivo vacinar as populações de cães e gatos em todos os municípios que compõem a 6ª Região de Saúde, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo, assim, qualquer possibilidade da ocorrência da raiva humana.

A meta para o ano de 2015, no RN, é de 545.236 animas (421.189 cães e 124.047 gatos). Já na região do Alto Oeste é o de vacinar 62.466, sendo 41.374 cães e 21.092 gatos. Somente em Pau dos Ferros, a cidade polo da região, são 5.362 (3.984 cães e 1.378 gatos).
Nesta campanha, assim como nas demais, a VI Ursap oferece todo suporte técnico, apoio logístico e distribui os insumos, como as doses da vacina, seringas e agulhas descartáveis. Já os recursos financeiros já foram repassados, fundo a fundo, pelo Ministério da Saúde (MS), com a contrapartida da Secretaria de Estado da Saúde Pública-Sesap.

Dura a reunião de hoje, ficou convencionado que cada município adotará suas próprias estratégias de vacinação. No entanto, foi sugerido que as ações pudessem ser realizadas de forma articulada, com ampla divulgação e trabalho educativo. Alguns municípios deverão adotar o método eficaz da visita de casa em casa – a busca ativa - e, também, disponibilizar postos fixos e volantes.

Fonte: VI URSAP - Pau dos Ferros / RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário