quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Nota de Esclarecimentos

Diante de denúncias sem fundamentos, a gestão da saúde em Paraná – RN vem a público prestar os esclarecimentos devidos:

 01)- Sobre medicamentos vencidos: a orientação da gestão é que todo final do mês os funcionários responsáveis pela área de medicamentos chequem e retirem os medicamentos vencidos, para que seja feito o descarte correto. O medicamento vencido que estava exposto foi devido a uma falha do funcionário, que já foi orientado a ser mais atencioso na checagem. Recebemos o município sem nenhuma farmácia funcionando e hoje tem duas farmácias em pleno funcionamento, sendo uma Caiçara e outra em Paraná.

02)- Sobre a atitude do secretário de soltar os cachorros nos funcionários: Todos são sabedores do nível educacional que o secretário traz do berço, que não lhe permite agir com estupidez com ninguém. No entanto, no exercício da função cabe a este profissional determinar que os funcionários exerçam corretamente as suas atribuições.

03)- Sobre a história de um carro abandonado por falta de combustível: isso é coisa de mentalidade fértil. Nunca nesta gestão um carro do município ficou parado por falta de combustível. Nestes dias um carro ficou parado sim por problema mecânico, algo que pode acontecer e que nada de absurdo. O município atualmente dispõe de 07 veículos próprios e está comprando mais um para bem atender a população. Diariamente estes veículos rodam dentro do município e se deslocam para outras cidades como Pau dos Ferros, Alexandria, Mossoró, Natal, Uiraúna e Sousa, sempre transportando pessoas para fazerem tratamento de saúde.
  
04)- Sobre o tempo de espera de exames: o município segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para marcar os procedimentos médicos, levando em consideração as seguintes prioridades: a)- pacientes com câncer; b)- pacientes grávidas, idosos e com necessidades especiais; c) pacientes com indicação cirúrgica e;  d)- pacientes com traumas consequências de acidentes. Vale salientar que fila de espera exite aqui, existe nas cidades vizinhas e exite em todo o Brasil, não é um problema exclusivo de Paraná, e sim um problema nacional.

05)- Sobre a questão da distribuição de água por carros Pipas: o município fez a um grande investimento em abastecimento de água. Comprou  aproximadamente 40 caixas de 5 e 10 mil litros e distribui e locais estratégicos. Promoveu a perfuração de mais de  30 poços nos últimos 02 anos. Mantém os carros pipas da prefeitura trabalhando diuturnamente para atender a população e, além disso, mantém o convênio com o exército para o fazer o abastecimento das comunidades rurais. O município de Paraná, entre os municípios vizinhos, foi o que mais investiu para solucionar este problema. Se faz necessário entender, portanto, que estamos num período de estiagem, em que a água é escassa e que é preciso conviver com esta situação. 

06)- Sobre história do RX que não está instalado: Como a gestão anterior deixou todos os prédios públicos deteriorados, não tinha sala adequada para instalar este RX. A gestão atual construiu uma unidade de saúde nova que será entregue no inicio do ano, unidade esta que é padrão do Ministério da Saúde e que tem estrutura adequada para instalar este RX, e que será instalado.

07)- Sobre equipamentos novos que estão guardados: a Gestão atual conseguiu junto ao Ministério da Saúde a aprovação de um projeto para a compra de equipamentos. Os Equipamentos estão chegando esta semana e serão devidamente distribuídos para as unidades nos próximos dias, sendo que a maioria destes equipamentos serão instalados na unidade nova  O que tem de errado nisso? Até onde sei, nada. A gestão atual fez o que não foi feito nos últimos 20 anos, que, através de convênio com o Ministério da Saúde, construiu uma Unidade de Saúde nova em Paraná  e fez a reforma total da unidade de saúde de Vila Caiçara.

08- Sobre Enfermeiro internar paciente e ASG trabalhar no lugar de enfermeiro: São histórias totalmente sem fundamentos, pois o médico faz o seu papel, o enfermeiro faz o seu, e todos os técnicos de enfermagem que trabalham no município tem o curso e tem o devido registro no conselho da classe, o COREN. Necessário se faz explicar o seguinte: existem alguns funcionários que fizeram concurso de ASG há mais de 10 anos e que ao longo do tempo estudaram, fizeram cursos, se qualificaram e hoje assumem cargos de coordenação dentro da estrutura administrativa da secretaria de saúde, devidamente nomeados por portaria. Qual o problema nisso? que discriminação é essa?

Lindomar Libânio Chaves
SMS Paraná RN, 16/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário