segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Combate ao mosquito da dengue: "faça a sua parte, não ponha a culpa no vizinho".


O mosquito da dengue é indiscutivelmente o ser mais poderoso da atualidade. Combatê-lo não é fácil. No mundo inteiro, os países tem travadas uma verdadeira batalha contra esse mosquito. Todos sabemos que ele é poderoso, capaz de transmitir várias doenças: a dengue, que é a mais conhecida; a chinkungunya; a síndrome de guillain barré; e a temida zika, relacionada aos casos de microcefalia.

Para evitar todas essas doenças, a melhor forma é eliminar os focos do mosquito, exterminando os criadouros, matando as larvas. Temos que bloquear o nascimento do mosquito e para que isso aconteça só há um meio, que a população se conscientize no sentido de eliminar os focos de larvas existentes nas residências.

Em recente pesquisa, realizada pelos agentes de endemias neste mês de janeiro de 2016, na comunidade de Caiçara, foram constatados que há focos do mosquito, há criadouros do mosquito em 85% das residências visitadas. Números considerados altíssimos em se falando de prevenção e combate ao mosquito.

Em razão disso, a Secretaria Municipal de Saúde tá lançando a campanha: FAÇA A SUA PARTE, NÃO PONHA A CULPA NO VIZINHO. Com essa campanha convidamos a sociedade a participar mais ativamente, com maior consciência. Em vez de por a culpa no vizinho, que é a desculpa mais comumente ouvida, que se conquiste o vizinho para a causa. 

Se conseguirmos essa vitória que é a de combater o mosquito da dengue, evitando o nascimento do mesmo, não será uma vitória individual, será uma vitória da sociedade.

vamos a luta! unidos e conscientes. Agora mesmo irei convidar o meu vizinho para também participar ativamente dessa luta. 


Lindomar Libânio Chaves
SMS,  Paraná - RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário