segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Direito de Resposta a Críticas sem Fundamentos Lógicos

No último sábado, dia 22 do corrente mês, tive a infeliz oportunidade de presenciar um show de hipocrisia e politicagem promovido por uma pessoa que é da igreja, mas que não é o padre e nem tampouco representa o pensamento da maioria.  Ouvi a afirmação falsa de que pessoas estão morrendo desassistidas no município de Paraná e que a Secretaria Municipal de Saúde precisa fazer algo para evitar mortes, como se a SMS estivesse omissa na função de promover a saúde, o que não é verdade. Ora falar isso é pura ignorância, é querer tapar o sol com a peneira, pois a SMS está fazendo sim e muito. Nunca antes na história de Paraná a saúde foi tão atuante. Sem mais delongas: os números dos atendimentos são a prova do nosso trabalho. Nos casos específicos de câncer, a SMS atua forte para bem atender os pacientes nos melhores hospitais do Estado. As ações de prevenção como palestras, reuniões, busca ativa de casos e promoção de exames preventivos são feitos constantemente. Para se ter ideia esta gestão aumentou o numero de ultrassonografias, mamografias, procedimentos oftalmológicos, laboratoriais e exames de imagem  realizadas por ano em mais 400%.  Hoje temos médicos de segunda a sábado no município, temos transportes para pacientes, temos ambulância para os casos de urgência, temos unidades de saúde reformada e em construção, temos farmácias básicas e laboratório funcionando, temos convênios com vários médicos especialistas, temos estrutura em Natal e Mossoró para atender os casos de alta complexidade, temos uma equipe multiprofissional composta por nutricionista, farmacêutico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo.  E antes tinha o quê? Repito: E antes tinha o que?
É muita hipocrisia não criticar os desmandos das gestões anteriores que deixaram mais de 02 (dois) milhões de dívidas por todos os lugares: INSS, Justiça Federal, Justiça Estadual, CAERN, COSERN, Cartório, Funcionários, entre outros. É divida para todo lado, que esta gestão está tendo o compromisso constitucional de negociar e pagar, para o município não fechar, literalmente.
Quer fazer politica, que faça como cidadão ou filiado de um partido político, que não se esconda por traz da veste da igreja para fazer politicagem. Faça como eu que não uso o cargo de secretário para fazer politica,  a prova disso é que desde o princípio atendo diretamente a população, dispensando a intermediação de chefe político, seja de que partido for. Quer fazer política, aceito o seguinte desafio: vamos promover um debate democrático entre nós, comparando as gestões, com números, claro.

Lindomar Libânio Chaves
Secretário Municipal de Saúde

24/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário