terça-feira, 2 de junho de 2015

O município de Paraná aumenta a disponibilidade para exames de mamografia em 330%



No ano de  2012, ainda na gestão anterior, foram realizados apenas 22 exames de mamografia. Já no ano de 2014 foram realizados 95 exames. Isso significa efetivamente que o aumento na disponibilidade deste exame foi superior a 330%, e mostra o empenho da gestão atual com a saúde preventiva.

Para o ano de 2015 a Secretaria Municipal de Saúde pactuou com o Ministério da Saúde o total de 120 exames de mamografias, para atender a demanda da população paranaense. Deste total, até o mês de maio, já foram realizados 42 exames.

Os exames de mamografia, aqui do município de Paraná, em sua maioria, são realizados na Clínica CLIMEP, de Pau dos Ferros, que dispõe de equipamento moderno e com tecnologia digital, o que dar mais segurança e confiabilidade. 

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.

A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama. Nesse caso, a mamografia deve começar a ser feita a partir dos 40 anos, anualmente, para mulheres da população geral. Porém, para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), o risco de câncer de mama pode ser maior que o da população geral. Nestes casos, a mamografia pode começar a ser feita 10 anos antes do caso mais precoce entre as parentes que tiveram a doença. Por exemplo: se uma mulher descobriu um câncer de mama aos 40 anos, sua filha deve começar a fazer mamografias anualmente aos 30 anos. A mamografia, porém, não é recomendada antes dos 25 anos porque a mama é mais susceptível à radiação nessa faixa etária. Mesmo mulheres que tiveram casos familiares muito cedo (aos 30 anos, por exemplo), devem esperar até os 25 para fazer a primeira mamografia. Antes disso, a indicação nesses casos são ultrassonografias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário