sexta-feira, 12 de junho de 2015

Prevenção de acidentes com crianças – queimaduras

O cuidado é fundamental para o ser humano, principalmente nos primeiros anos de vida. Faz parte do desenvolvimento da criança a curiosidade. Elas passam a maior parte do tempo explorando o desconhecido, gastando a energia dessa fase da vida para mexer, tirar do lugar, cheirar, tocar e colocar na boca qualquer coisa que desperte sua curiosidade. Os responsáveis pelas crianças, sejam eles os pais ou cuidadores, devem estar sempre atentos para evitar que esta inquietação natural se transforme em um acidente que coloque em risco a saúde da criança e de sua família. O Sistema Único de Saúde (SUS), no período entre 2013 e 2014, registrou mais de 15 mil casos de internações por queimadura em crianças com idade entre 0 e 10 anos.

Medidas simples do dia a dia podem proteger a criança contra queimaduras:

a)- Ao cozinhar, por exemplo, o ideal é manter as crianças em outro cômodo sob o cuidado de outro adulto. 

b)- Dê sempre preferência às bocas da parte de trás do fogão e mantenha o cabo das panelas direcionados para o centro e não para fora.

c)- Fósforos, isqueiros, álcool e/ou outros produtos inflamáveis não devem ficar ao alcance das crianças.

d)- Os alimentos e bebidas quentes devem ser provados antes para serem servidos na temperatura adequada e colocados longe de crianças para evitar situações de escaldamento na hora das refeições. 

e)- Quando as crianças ainda são muito pequenas, pode-se evitar o uso de toalhas de mesa compridas, evitando o risco de crianças puxarem e derrubarem objetos e alimentos quentes sobre elas.

f) Explicar atentamente o perigo dessas situações para as criança é fundamental para que elas entendam e respeitem as normas da casa.

Fonte: SMS Paraná RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário