quinta-feira, 4 de junho de 2015

Procedimentos Oftalmológicos - em dois anos o município de Paraná amplia os serviços em mais de 300%


O município de Paraná realizou no ano de 2014 uma grande campanha de cirurgias oftalmológicas, atendendo dezenas de pacientes, com um total superior a 60 (sessenta) procedimentos, entre cirurgias de catarata, de pálpebras e vias lacrimais, pterígio, mapeamento de retina, capsulotomia a yag laser e campimetria computadorizada. Em relação a consultas, foram mais de 140 atendimentos.

De acordo com informações do secretário Lindomar Libânio, para atender a demanda dos serviços oftalmológicos, ele, como gestor, fez uma nova programação com o Ministério da Saúde e conseguiu ampliar as ofertas dos serviços em mais de 300%. O secretário Libânio explica ainda que a demanda alta deve-se a carência destes tipos de cirurgias nas gestões anteriores. Hoje tem gente fazendo cirurgia de catarata que devia ter sido feita a seis ou oito anos atrás. Para cada cirurgia há a necessidade de exames pré-operatórios como ECG + risco cirúrgico e exames laboratoriais, e estes serviços, que hoje são disponibilizados, antes também não tinham. 

No ano de 2015, o ritmo continua forte, com uma média de dez procedimentos realizados por mês. Mantendo o ritmo atual, no final do ano, a secretaria municipal de saúde terá atendido um número bem maior de pessoas que no ano anterior. Todos estes procedimentos são realizados utilizando-se de duas fontes de recursos: através do Ministério da Saúde e também com recursos próprios do município de Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário