sábado, 25 de julho de 2015

Programa de Telemedicina em Paraná/RN está sendo reestruturado para melhor atender a população

O Programa de Telemedicina do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que permite a realização de exames de eletrocardiograma, com resultado enviado e recebido por telefone celular ou internet, aqui no município de Paraná está sendo reestruturado. A partir de agora, os atendimentos serão feitos de forma agendada, sempre no dia de terça-feira, com os exames sendo realizados na sede da secretaria de saúde. Os atendimentos também serão feitos em regime de urgência, em qualquer dia da semana, casso os médicos das equipes de saúde da família considerem necessários. 
O programa Telemedicina, a nível municipal, conta com a coordenação da enfermeira Priscila Jácome, que passará a trabalhar em parceria com as enfermeiras das equipes de saúde da família de Paraná e Caiçara -  Glória Valentim e Krisnah Allen.
Através deste Programa, que dispõe de um aparelho de eletrocardiograma portátil, que envia os dados para uma central e que conta com cardiologistas de plantão para analisar estes dados e emitir o laudo com o diagnóstico médico. Tudo feito com celeridade e por meio virtual.
.Dessa forma, o programa contribui para fortalecer  os serviços de saúde no município de Paraná, meta da atual gestão da SMS. “Estamos com o foco voltado para as unidades de Estratégia de Saúde da Família  para prover a assistência a  população e diminuir os riscos de doenças graves,” explicou Lindomar Libânio, secretário municipal de saúde.
De acordo com o secretário, o programa funciona de forma simples: “basta uma linha telefônica convencional ou aparelho celular  para enviar o exame por meio de sinais sonoros a uma Central da Telemedicina; e um computador conectado a internet, com impressora, para receber o laudo e imprimir.   A Central decodifica a transmissão gravada em um banco de dados (prontuário eletrônico). Imediatamente, a equipe médica de plantão analisa o eletrocardiograma enviado.

 O programa atende o paciente que procura as unidades de saúde com queixa de dor precordial (dor no peito) e que dentro dos protocolos da área de cardiologia permite a realização de um eletrocardiograma. Além disso, atende pacientes que participam de programas específicos como tabagismo e hipertensos e diabéticos. Com este serviço funcionando continuamente pode se  diagnosticar arritmias cardíacas, taquicardias, angina instável, entre outros problemas, e assim encaminhar o paciente para o serviço de médico especializado antes que o problema se agrave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário