segunda-feira, 27 de julho de 2015

Reunião sobre Farmácia Básica realizada em 27.07.2015, na SMS, em Paraná-RN



Na Manhã desta 3ª. Feira, a partir das 10:00 horas, na sede da Secretaria de Saúde, reuniram-se com o secretário de saúde, o responsável técnico da Farmácia Básica Dr. Raimundo Nonato B. Farias, a coordenadora da Atenção Básica Priscila Jácome, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Francisca Maria da Conceição, e as funcionárias atendente das farmácias: Vanda, Ana Carla, Ana Lúcia e Lídia. O objetivo da reunião foi adaptar as farmácias do município as regras de controle dos órgãos de fiscalização, como CRF e CGU. Segundo, o secretário, “há a necessidade de se cumprir as regras estabelecidas pelas instituições superiores”. E no final, ficou definido o seguinte: 

01)- O sistema Hórus do Governo Federal será atualizado, com alimentação diária de entrada e saída de medicamentos. Para tanto, a apresentação do Cartão SUS se tornará imprescindível;

02)-   Cada farmácia disporá de computador com internet para alimentação dos dados.

03)-  Os medicamentos psicotrópicos da Farmácia Básica serão também anotados no livro de controle, por orientação do Estado (COVISA);

04)-  Passará a ser obrigatória a retenção da cópia da receita despachada, e para atender a esta obrigação os médicos serão orientados a emitir receita com 2ª. Via. (carbonada).

05)-   Será instalado um balcão na farmácia de Caiçara, para melhor controle de acesso.

06)-  Os materiais de uso hospitalar como gaze, algodão, agulha e soro serão armazenados em depósitos próprios, e não mais nas gôndolas das farmácias.

07) –  Será implantado, nos próximos meses, um cartão para medicamentos de uso contínuo (Insulina e Controlados);

08)-  Será feita uma campanha de orientação e incentivo ao cadastro na Farmácia Popular, de medicamentos para hipertensos e diabéticos, de distribuição gratuita.

09)-  Os medicamentos serão organizados nas gôndolas por ordem alfabética, considerando o principio ativo (nome genérico do medicamento);

10)-   Em parceria com a Estratégia de Saúde da Família – ESF, será lançada uma campanha para recolher nos domicílios tantos os medicamentos vencidos, quantos os medicamentos que não foram usados mas que estão em condições de uso, com o objetivo de diminuir riscos de acidentes e de diminuir também o desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário