quarta-feira, 15 de julho de 2015

VI URSAP Promoveu o I Curso de Conservação de Vacinas



Aconteceu durante todo o dia de hoje, 14 de julho, na sede da VI Unidade Regional de Saúde Pública, em Pau dos Ferros-RN, o I Curso de Conservação de Vacinas. O evento, promovido pela Equipe Técnica da VI Ursap, foi conduzido pela enfermeira Eliana Fixina, responsável pelo setor de imunização da unidade regional, e teve como público-alvo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, vacinadores e diretores de UBS´s.

O encontro também foi prestigiado pelo gerente da VI Ursap, Thiago Figueiredo, Coordenadores dos Núcleos Técnico (Suzete Queiroz) e Recursos Humanos (José Filho). De Paraná, participaram a coordenadora da Atenção Básica Priscila Jácome e a coordenadora das Salas de Vacinas Maricleide Andrade.
No curso, Eliana Fixina fez um relato histórico sobre o surgimento das vacinas, há mais de mil anos, na China, para o combate da varíola, com maior destaque no Século XVIII, por meio de uma embaixatriz inglesa que já havia associado que indivíduos saudáveis que recebiam, por vias cutâneas, o líquido oriundo do ferimento da doença de outros acometidos, ficavam imunes à varíola. O experimento foi apelidado de 'variolização' e, ao longo do tempo, foi se aperfeiçoando até chegar ao que é hoje. Citando uma frase da embaixatriz, Eliana disse que "as vacinas são a maior invenção da humanidade".

Na programação constou temas relacionados ao 'calendário atual de vacinas e tratamento profilático da raiva', 'coberturas vacinais, por que não consigo?', 'perdas de imunobiológicos, um sério problema da sala de vacina?', 'conservando com aplicação correta', discutindo eventos adversos pós vacinas' e 'registando as vacinas'.

Após os assuntos abordados, os participantes do curso foram conhecer as instalações da Sala de Frio 'Expedito Arnaud', onde ficam acondicionados as vacinas, soros e insumos que são distribuídos para os 37 municípios do Alto Oeste, que possuem, juntos, 106 salas de vacina e uma população estimada em 170 mil pessoas inseridas nos grupos prioritários de cobertura.

"Saúde não tem preço, mas custa muito caro", afirmou Eliana Fixina, mostrando a importância que todos devem dar a esse "bem precioso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário